Nova versão do Kit de Desenvolvimento Quântico da Microsoft

A Microsoft divulgou na semana passada em seu no blog Microsoft Quantum a disponibilidade de uma versão atualizada do seu Kit de Desenvolvimento Quântico. A primeira versão Preview do kit foi lançada no início de dezembro de 2017.

O kit inclui a linguagem de programação Q#, um simulador de computação quântica e outros recursos para pessoas que desejam começar a programar aplicativos para um computador quântico, sendo a linguagem de programação Q# foi construída especificamente para a computação quântica.

Microsoft Quantum Computing 00000001O Kit de Desenvolvimento Quântico, que a Microsoft anunciou pela primeira vez na conferência Ignite em 2017, foi projetado para desenvolvedores que desejam aprender a programar em computadores quânticos, sendo, ou não, especialistas em física quântica.

Ele está profundamente integrado ao Visual Studio, conjunto de ferramentas para desenvolvedores da Microsoft, de maneira que alguns aspectos serão familiares para pessoas que já estão desenvolvendo aplicativos em outras linguagens de programação.

Também disponível como parte do kit, um simulador quântico local foi projetado pela empresa. Ele pode simular cerca de 30 qubits lógicos de potência computacional quântica usando um laptop comum. Isso permitirá que os desenvolvedores depurem o código quântico e testem os programas em pequenas instâncias diretamente em seus próprios computadores.

Novidades na versão atualizada do Kit de Desenvolvimento Quântico da Microsoft

De acordo com o anúncio da Microsoft, as novidades nesta versão atualizada do kit incluem a nova biblioteca para desenvolvimento de soluções de simulação quântica na área de química, melhorias na integração com o Visual Studio e Visual Studio Code, incluindo suporte para recursos do IntelliSense como feedback sobre erros em tempo real, melhorias na linguagem de programação Q# e mais.
Microsoft Quantum Computing VsFigura 1 – Interface de desenvolvimento para linguagem Q#.

Já os desenvolvedores que querem explorar a computação quântica e aprender a linguagem de programação Q# em seu próprio ritmo podem fazer uso do Microsoft Quantum Katas.

O Microsoft Quantum Katas fornece tutoriais individualizados que visam ensinar elementos de computação quântica e programação Q# de forma simultânea. Cada Kata disponibiliza uma sequência de tarefas sobre um determinado tópico de computação quântica, progredindo de uma dificuldade simples para algo desafiador.

Figura 2 – Powering a new generation of development.

Desenvolvedores interessados podem fazer o download da versão mais recente do Kit de Desenvolvimento Quântico da Microsoft acessando o link: https://www.microsoft.com/en-us/quantum/development-kit.

Fontes e Direitos Autorais: Microsoft Quantum

Anúncios