Windows Store agora oferece suporte a Apps Win32

Embora o formato UWP (Universal Windows Platform) tenha sido projetado para quem sabe substituir o antigo formato de APPS Win32, a gigante de Redmond voltou atrás em sua decisão.

Parece que finalmente teremos o suporte por parte da Microsoft aos aplicativos Win32 e eles poderão ser publicados na Microsoft Store a partir de hoje.

Sabemos que a plataforma foi inicialmente projetada para unificar o desenvolvimento de aplicativos do Windows 10 (mobile, desktop e todas as outras tela), mas que parece ter perdido um pouco de sua força com o fim da linha de smartphones com Windows 10.

A Microsoft passou os últimos 4 anos, desde o último lançamento de dispositivos com o Windows 10 Mobile em 2015, buscando maneiras de atrair desenvolvedores para a Microsoft Store, primeiramente, por meio dos UWP e, logo após, por meio dos aplicativos Centennial, que permitiriam aos desenvolvedores usar seu código Win32 inalterado para colocá-los na loja.
Recentemente, a Microsoft ate tentou uma nova forma de atrair desenvolvedores para sua loja, dessa vez, via PWA (Progressive Web Applications), que lhes permitiriam usar seu código web inalterado.

Em uma publicação no Xbox Wire, a Microsoft disse:

“Reconhecemos que o Win32 é o formato de aplicativo que os desenvolvedores de jogos adoram usar e os jogadores adoram jogar, por isso, estamos empolgados em compartilhar que disponibilizaremos o suporte completo para jogos nativos do Win32 na Microsoft Store no Windows. Isso vai abrir caminhos para desenvolvedores e jogadores, permitindo a personalização e o controle que eles tanto esperam do ecossistema de jogos abertos do Windows.”

A empresa anunciou que irá lançar o Xbox Game Pass para PC e que pretende aumentar seus esforços para que os jogos do Xbox Game Studios apareçam em mais plataformas. Tudo isso mostra que a Microsoft se preocupa em espalhar seus recursos e tornar-los disponíveis independente do sistema que o público utiliza.

Fontes e Direitos Autorais: Diego Mendes – Windowsteam.com.br
Leia na integra acessando: https://www.windowsteam.com.br/suporte-a-apps-win32-finalmente-chegam-para-windows-store-e-windows-10/

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.