Versão preview do novo Windows terminal disponível via Windows Store

Microsoft liberou a alguns dias a primeira versão preview do novo Windows Terminal.

O Windows Terminal é aplicativo para usuários de linha de comando do Windows que oferecerá uma interface de usuário com fontes e gráficos emoji. Ele fornece suporte a múltiplas abas, bem como temas e personalização, permitindo que os usuários personalizem seu Terminal. Em outras palavras, eles estão usando as ferramentas de linha de comando do Windows, como o PowerShell e o Prompt de Comando antigo comum, para a realidade de 2019.

A partir deste nova versão, esta tão tradicional e conhecida ferramenta do Windows desde suas primeiras versões, passa a ter suporte a renderização de texto completa baseada em GPU, recurso que vai permitir a uma “simples” ferramenta de linha de comando, fazer uso de funcionalidades e processamentos gráficos em modo prompt.

Windows Terminal Emoji

A Microsoft exibiu o suporte a emojis com um vídeo chamativo no Build, e a renderização de texto é baseada em DirectX, de modo que exibirá caracteres de texto regulares, glifos e símbolos disponíveis em seu computador.

Para acessar esta versão preview via Windows Store, clique aqui.


Fontes e Direitos Autorais: Microsoft.com – https://www.microsoft.com/pt-br/ 

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.