Num futuro não muito distante poderemos realizar restauração do Windows 10 nas nuvens

A novidade conhecida inicialmente como Cloud Download poderá estar brevemente disponível nas próximas versões do Windows 10.

Quem nunca teve a necessidade de realizar um Master Reset em seu Celular? Eu mesmo já tive este “desprazer”!

Pois bem, esta é uma funcionalidade que também esta presente no Windows 10 a algum tempo, mas agora a Microsoft esta pensando em algum mais evoluído ou até mesmo revolucionário. Estou me referindo a capacidade de restaurar o sistema operacional instalado em nosso desktop ou notebook através da internet.

Nos últimos dias surgiram algumas informações extra oficiais na Internet que justamente destacam esta futura funcionalidade conhecida até o presente momento como Cloud Download.

Segundo um twitter publicado pelo perfil Albacore a Microsoft já esta trabalhando neste recurso, e pretende já na próxima atualização do Windows 10 a ser publicada em 2020:

Além disso, este mesmo perfil destacou que esta funcionalidade Cloud Download, atualmente encontra-se em uso de uma forma não oficial, realizando download da Build 14393 do Windows 10, ou seja, a Redstone 1, a partir de agosto de 2016, sugerindo que, na verdade, é um recurso antigo que a Microsoft está revivendo, este mesmo recurso apareceu pela primeira vez no Build 14908, a partir de 2016, e fez o download da mesma versão do Windows que a Ferramenta de Criação de Mídia, sem personalização sofisticada ou download diferencial.

Outras informações disponíveis na internet apresentam um suposto texto da Microsoft destacando um comportamento que pode ocorrer quando esta mesma ferramenta venha a ser utilizada no Microsoft Surface:

” Se por algum motivo o Surface Hub ficar inutilizável, você ainda poderá recuperá-lo da nuvem sem a assistência do Suporte da Microsoft. O Surface Hub pode fazer o download de uma nova imagem do sistema operacional a partir da nuvem e usar essa imagem para reinstalar seu sistema operacional.”


Fontes e Direitos Autorais: MSPoweruser.
Leia na integra acessando: https://mspoweruser.com/more-detail-on-microsofts-new-windows-10-cloud-reinstall-feature/

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.

Uma consideração sobre “Num futuro não muito distante poderemos realizar restauração do Windows 10 nas nuvens”

Os comentários estão encerrados.