Retrospectiva 2019 – Um grande objetivo realizado e muitas batalhas vencidas

Juro que eu tentei contar tudo o que vivi no decorrer deste ano, mas tenho a certeza que algumas coisas ficaram pelo caminho.

Bem vindos amigos….

Estamos de volta, ao vivo diretamente do meu blog, para contar como foi o ano de 2019.

Como você esta? Preparado para os últimos dias deste ano? Já fez aquela reserva de epocler? Ainda não, sempre a tempo…. Nesta época do ano, a grande maioria das pessoas abusa um pouco mais da comida e bebida.

Da mesma maneira que realizei em 2018, tomei coragem para elaborar um post e contar para todos como foi o meus 365 dias vividos com muitos altos e baixos neste ano de 2019 que se aproxima do seu fim.

Introdução

De uma forma simples, vou destacar mês a mês os posts aqui compartilhados, os eventos presenciais e online que participei (alias se eu for participar de todos os eventos, reuniões, encontros que recebo convite, teria que se multiplicar em três ou quatros, sinceramente falando melhor não, pois um só já é bastante chato….kkkkkkk), palestras, atividades diárias nos fóruns MSDN e TechNet, participação mensal no Gallery TechNet, participação semanal no SQLServerCentral.com, bancas de TCCs, PTGs e TGs, entre os demais momentos que possa julgar importante.

2019 chegou assustando, passou e 2020 a deus pertence….

Então, vamos lá, espero que de alguma forma você possa se sentir parte da minha vida no decorrer deste post.

Seja bem – vindo a Retrospectiva 2019.

Janeiro

Primeiro mês de cada ano não é nada fácil, ter em mente que vamos enfrentar novamente mais 365 ou 366 (se este for bissexto) da uma dorzinha no coração. Pelo menos eu sinto! Eu tinha um certo desespero quando era criança.

Da mesma forma que de 2018,  comecei bem cedo cedo minhas atividades em 2019. No dia 02, estava elaborando o primeiro post do ano, era algo muito diferente que eu estava pensando em fazer, e que ajudou muito ao longo do ano nas minhas disciplinas de Banco de Dados I e II.

Tive a ideia de criar uma sigla definida como AVIAO, a qual se relaciona com algumas características e propriedades dos bancos de dados e SGBDs, alias, esta loucura apareceu do nada em uma madrugada no mês de novembro de 2018, a qual era véspera de uma prova de concurso público que eu iria fazer.

Na metade do mês participei do Mesa Redonda #17 – Coding Night com transmissão ao vivo via YouTube, foi bem legal, este foi o primeiro evento do ano que eu estaria participando.

O mês já estava passando da sua metade e para falar a verdade precisava fazer algo diferente no meu blog, sentia que faltava algum post ou até mesmo página que permitisse ao visitante encontrar um conjunto maior de informações técnicas sobre o Microsoft SQL Server, tomei a decisão de criar uma nova página dedicada exclusivamente a apresentar as atualizações e correções deste produto ao longo do ciclo de vida para cada versão, partindo da antiguíssima 6.0 chegando até as versões atuais 2017 e 2019.

Outro grande momento importante neste mês, foi ver mais uma vez no maior comunidade de profissionais de SQL Server do Mundo um script de minha autoria ser publicado:

Antes de encerrar o mês, submeti uma palestra para participar do DBA Brasil 4.0 evento focado na área de dados, que seria realizado no mês de Maio (essa história você fica sabendo depois como foi).

Fechando o mês, no dia 28 minha pequena rainha Fernanda completava mais um ano de vida. Beijos Fer.

Destaques:

Você já ouvi falar na sigla AVIAO na área de banco de dados?

Mesa Redonda #17 – Relacional x NoSQL

Files with larger disk consumption

Microsoft SQL Server – Build Number List and Updates

 

Fevereiro

O segundo mês de 2019 se inicia com a volta ao trabalho em todos os aspectos, volto as minhas atividades acadêmicas e profissionais.

Aproveitei também para estudar bastante no decorrer dos 28 dias, dediquei os 15 primeiros dias para realizar alguns cursos online na plataforma educacional da Microsoft, olha tem muita coisa legal lá que me ajudou bastante, recomendo que você de uma passadinha acessando: education.microsoft.com

Acredito que tenha sido um dos meses de 2019 que eu mais trabalhei voltado para comunidade, além dos 7 (sete) posts publicados, bem como, as contribuições ao Gallery TechNet.

Fevereiro trouxe algo diferente dos demais, a possibilidade de interagir com pessoas espalhadas pelo Brasil e América do Sul, devido a minha ajuda na organização da segunda edição do MVPConf Latam 2019 (“sobre este evento em conto no mês de abril”), envento grandioso, cuidando diretamente dos e-mails enviados pelo mais de 2.200 participantes que estariam participando do evento, posso dizer que foi um paulera.

Para fechar o mês, minha princesinha Maria Luíza completava 7 anos de vida. Mais uma vez obrigado Malú por existir em nossas vidas.

Destaques:

#24 – Para que serve

Script Challenge – 2019 – Post 15

Material de Apoio – Fevereiro 2019

Microsoft SQL Server – Transformando valores decimais em horas

Março

Estamos caminhando para o encerramento do primeiro trimestre de 2019, normalmente é um mês bem atípico aqui em casa, já voltamos ao trabalho, o corpo se acostumou com a correria de cada dia, vamos caminhando dia á dia esperando os próximos acontecimentos.

Na verdade não foi bem assim, terminei o mês de fevereiro na loucura de ajudar e responder os e-mails relacionados ao MVPConf. O terceiro mês do ano foi da mesma forma, manteve-se com esta jornada de atividades, em adicional tive a oportunidade de realizar a primeira palestra do ano, participando na edição do Arduino Day promovida pelo Senai de Alumínio, um sábado bem diferente conhecendo projetos e profissionais da área de robótica, automação, elétrica e mecânica.

Além das ações presenciais, o mês março me permitiu fortes emoções virtuais, ver mais uma questão de minha autoria publicada no SQLServerCentral.com.

Em paralelo a tudo isso, não podia deixar de destacar as minhas atividades relacionadas ao meu blog, foi necessário um pouco mais de dedicação para compartilhar alguns posts que exigiram muito do meu conhecimento na área de desenvolvimento e principalmente matemática para conseguir obter o resultado desejado, coisa de louco.

Encerramos o primeiro trimestre de 2019.

Destaques:

Abril

Começamos o primeiro mês do segundo trimestre de 2019 e o último do primeiro quartil com a agenda repleta de compromissos acadêmicos, as primeiras provas estavam chegando. Justamente no primeiro dia de abril comemorei os meus primeiros 25 anos de carreira na área de TI, um momento de muito orgulho, satisfação e prazer, poder olhar para traz e ver o quanto eu evoluiu na minha vida e carreira profissonal, não vou destacar o nome de todos aqueles que me ajudaram a vencer, mas existem alguns que são especiais, a Deus eu peço que olhe por eles e me continue dando saúde e sabedoria para os próximos 25, 30 anos de carreira.

Em contrapartida, um momento mais tranquilo e de felicidade no dia 03 minha mãe completou 60 anos de vida. Parabéns Mãe.

Seguindo em frente, este é mês um pouco mais tenso, devido ao processo de análise e renovação anual de MVPs que se inicia no dia 01 de Abril e se encerra no dia 30 de Junho.

Todas as minhas contribuições nos últimos 12 meses são sumarizadas, computadas, analisadas e principalmente ponderadas para estabelecer um mínimo de relevância no meu trabalho que me permita ou não ser novamente reconhecido como MVP (“esta história conto mais no mês de Julho”), o que posso lhe dizer que entre Maio de 2018 e Abril de 2019 moderei mais de 1.000 dúvidas publicadas nas comunidades Microsoft, algo que representa aproximadamente 30 mil visualizações de posts publicados nos fóruns de SQL Server no Brasil.

Dando continuidade, participei presencialmente do MVP.Conf Latam 2019, segunda conferência nacional dos MVPs da Microsoft realizada em São Paulo, este ano o evento ficou maior, tornando-se internacional, tive a honra de realizar duas palestras ao lado do meu amigo também MVP Dirceu Resende, momento tão especial que me fortaleceu para voltar a realizar palestras em eventos grandes.

Participar do evento foi algo incrível, mas ao final receber o prêmio das mãos dos organizadores e ter o seu nome gritado por mais de 2.000 (duas mil) pessoas sem dúvida é algo que eu vou guardar comigo como uma das lembranças de 2019.

Para fechar o mês, dia 28 foi meu aniversário, em adicional completei 25 de anos de carreira e dedicação a área de tecnologia.

O primeiro quartil do ano estava concluído….

Destaques:

Segurança no SQL Server – Você está deixando a chave embaixo do tapete?

#25 – Para que serve

MVP Conference Latam 2019

Maio

Comecei em rítmo acelerado, logo na primeira semana mais um grande evento em São Paulo, tratava-se do DBA Brasil 4.0, fazia algum tempo que eu não realizava eventos grandes em SP, foi uma sensação de receio e ao mesmo tempo de realização.

Deu tudo certo, a palestra foi muito legal, um público bem presente e participativo que me avaliou muito bem, sentimento de dever cumprido.

Na metade do mês, outro evento importante que tive o prazer de participar, foi a primeira versão da Escola de Inovadores organizada pelo Centro Paula Souza aqui na Fatec São Roque. Falar sobre tecnologia, negócios e inovação para um público previamente selecionado e restrito foi gratificante.

No dia 13 participei de um grande evento na Etec de São Roque dedicado aos estudantes do ensino médio e técnico, realizei uma sessão de duas horas contando sobre os 25 anos de carreira que eu havia comemorado no dia 01/04, foi muito legal poder compartilhar minhas experiências, vitórias, derrotas, acertos e erros para os alunos.

Para finalizar, nos últimos dias, comecei a estudar um pouco mais sobre Data Mining e Power BI, em conjunto com o uso do Azure Database SQL e Microsoft Flow, implementei meu primeiro projeto de Data Mining que manteve-se em pleno vapor e melhorias até o mês de dezembro.

Destaques:

Resumable Online Index Rebuilds um recurso que muitos DBAs gostariam de conhecer

#25 – Para que serve

The evolution of the information technology area.

Microsoft SQL Server-Identifying index fragmentation rates

Microsoft SQL Server-Using the Char () function to create one of the alphabet

Dica do Mês – Analisando o comportamento do comando DBCC CleanTable.

Junho

Chegamos na metade do ano, mais um trimestre que se aproxima do fim, as férias de meio de ano estão chegando, só de pensar na pilha de provas, trabalhos e projetos para corrigir da um aperto no coração, mas no meu caso não, pois agora todas as minhas atividades são eletrônicas, nada de papel. Preservar o meio ambiente é muito importante.

Caminhado pelo mês, destaco um momento diferente e especial acontecido a pedido do time de Educação da Microsoft, através da pessoa da Danielle Lima, quando realizamos uma conferência para abordar sobre o uso do Microsoft Flow, produto que este ano eu mergulhei de cabeça para conhecer e aprender, realmente fantástico, eu não estava apresentando um produto da Microsoft para profissionais de TI e sim para educadores, um público muito, mas muito diferente, foi um desafio.

No dia 16 completei mais um ano de casado, estou a 18 anos juntos com a minha Fernandinha.

Aproximando-se do final do mês, mais algumas ações relacionadas com a área de Educação da Microsoft foram realizadas, entre elas, reuniões, conferências e eventos online.

Junho se encerrava com a publicação de mais alguns posts em meu blog, e a realização do 3º Encontro Tecnológico de IoT da Fatec São Roque realizado no dia 28/06.

Mais um trimestre chegava ao seu final, a metade de 2019 havia sido vencida….

Destaques:

Short Scripts – Junho 2019

MIEEs 2019-Knowing the Flow

9th Training Meeting-MIEEs

Material de Apoio – Junho 2019

Julho

Férias ou Recesso? Bom no meu caso era recesso, professores da rede pública estadual não tiram férias em julho, na verdade temos alguns dias de descanso.

Todavia, antes destes dias, de cara na primeira semana participei de 12 bancas de avaliação de trabalhos de gradução do alunos do curso de Sistemas para Internet.

Agora sim, já estava pronto para fazer valer este direito de ficar em casa, durante alguns dias fiz pequenos passeios com minha família, me desliguei do mundo da tecnologia, parei com as atividades relacionadas ao meu blog e comunidade técnica.

Nos últimos dias deste período de descanso, me dediquei a manter os fóruns MSDN/TechNet relacionados ao Microsoft SQL Server o mais movimentado possível, foi ai que me deparei com outra situação inesperada, conflitar com pessoas que acham que sabem tudo e podem nos tratar da forma que querem, foi alguns dias de preocupação por não saber como agir nesta situação.

Posso dizer que não imagina passar por este momento complicado, tenso, chato. Graças as ações internas da Microsoft em conjunto com os responsáveis pelos Fóruns no Brasil e EUA, este cidadão foi colocado no seu devido lugar.

Mas julho é sempre especial, ele traz consigo aquele friozinho na barriga, pois desde 2017 é o mês que nós MVPs somos novamente reconhecidos ou não, e para minha felicidade mais uma vez eu fui reconhecido, pelo 13º ano consecutivo a Microsoft me dava a honra de dizer sou MVP por mais um ano.

Antes do encerramento de mais uma vez, participei da gravação de mais um episódio do DatabaseCast em conjunto com os amigos Dr. Mauro Pichiliani, Wagner Crivelini e Ricardo Resende, falamos sobre a importância da Documentação de Banco de Dados em projetos de Softwares, se você quiser ouvir, clique no link.

Para encerrar o mês faço minha inscrição como aluno especial para o curso de Mestrado em Ciências Ambientais na UNESP – Sorocaba, tentando participar da disciplina Lógica Fuzzy. Fiquei na dúvida naquele momento se esta no caminho certo, hoje passado alguns meses posso dizer que fiz a melhor escolha possível.

O primeiro mês do terceiro semestre de 2019 ficava para traz….

Destaques:

Microsoft SQL Server-identifying Querys with higher Cache CPU consumption

Microsoft SQL Server-Identifying CPU consumption by Query

Microsoft Defender o novo Windows Defender

Escola de programação 42 chega ao País de graça

Agosto

Voltamos novamente ao batente, o recesso acabou, volto também a estudar, fui aceito como aluno especial na disciplina de Lógica Fuzzy ofertada para os alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Ciência Ambientes na Unersidade do Estado de São Paulo – UNESP – Campus Sorocaba, era o momento que eu estava esperando e que poderia mudar definitivamente a minha vida e claro da minha família.

Entretanto um susto acontece no início do mês, minha Fernanda começa a ter fortes dores pelo corpo, alguns dias depois, ela descobre que sofre de Fibromialgia (começamos mais uma batalha).

A vida tem que seguir, como todo início de semestre algumas novidades aparecem, desta vez não foi diferente, logo de cara na reunião de aberta do semenstre fui informado que envento que eu havia organizado nos últimos três semestres, seria incorporado oficialmente ao calendário de eventos da Fatec São Roque, em adicional fazendo parte como atração da semana de tecnologia que seria realizada em novembro (“esta é outra longa história, kkkkk”).

O mês de Agosto aqui em São Roque é muito extraordinário, com ele temos 15 dias de festa dedicada ao nosso santo padroeiro São Roque, a cidade vibra com esta ocasião.

Se aproximando do final do mês, ralando muito com as primeiras aulas de lógica fuzzy (outra batalha no caminho), sabendo que a agenda de eventos e atividades para os próximos meses preenchida, eram aproximadamente 10 eventos pré-agendados, mas nem todos eu conseguiria participar.

Estava quase me esquecendo de dois outro momentos vivendo em agosto, a minha renovação pelo 3º seguido como MIEExpert, e finalmente lacrando o mês no dia 28 aniversário da minha sogra, ela também faz parte da minha vida!

Destaques:

Microsoft SQL Server – User Defined Function – SEPARATES_COLUMNS

Microsoft SQL Server – User Defined Function – FNSplitString()

Material de Apoio – Agosto 2019

#26 – Para que server

Certificações em Análise de Dados que podem valer a pena e mudar sua carreira

Setembro

Caramba, chegou setembro, mês de correria, as atividades na Fatec São Roque já estavam aceleradas, sem falar das aulas na UNESP.

No dia 06 Eduardo meu filho mais velho completou 18 anos, o tempo passou e aquele pequeno garotinho cresceu muito.

Outro momento especial vivido em 2019 mais especificamente no dia 09 de setembro foi a aposentadoria do meu pai, que após longos 45 anos de jornada de trabalho, sendo 42 vividos especialmente em uma mesma empresa se encerravam de forma exemplar.

Logo no início da segunda semana recebo a notícia que após 8 meses de muito trabalho da minha parte a Fatec São Roque estava recebendo o selo de Microsoft Schools (está batalha estava vencida).

Seguindo os dias de setembro, em menos de 10 dias realizei a leitura de 15 artigos sobre sistemas de inferência fuzzy e seus elementos, nossa minha então professora e hoje orientadora estava me esfolando, kkkkk…..

Dedicado cada vez mais as atividades do mestrado e principalmente por não estar mais realizando consultorias, tomei a decisão mais perturbadora deste ano, encerrei as atividades da minha pequena consultoria, a Galvão Tecnologia chegava ao seu final oficialmente no dia 12/09.

Não realizei eventos neste mês, este foi único mês em 2019 que eu não participei de eventos presenciais ou online. No encerramento do mês dia 22 aniversário do meu irmão Marcio e dia 28 aniversário do meu JP – João Pedro completando 15 primaveras.

O terceiro trimestre de 2019 se completava….

Destaques:

Short Scripts – September 2019

Microsoft SQL Server-creating a daily schedule with 30-minute intervals

Dica do Mês – Identificando os números ausentes em uma sequência numérica

Outubro

Meu deus, outubro batendo a porta e com ele cinco eventos previamente marcados, dentre os quais a Semana de Tecnologia em Santana de Parnaiba e a II Mostra de Ciência e Tecnologia de São Roque.

Realizei minha inscrição para o processo seletivo como aluno regular para o curso de mestrado da UNESP, tentando uma vaga na linha de pesquisa relacionada a Geoprocessamento e Modelagem Matemática, a prova seria realizada no dia 01/11.

No dia 13 aniversário da minha sobrinha Sofia, eu tenho outros sobrinhos e sobrinhas mas não lembro da data de aniversário do todos, kkkkkkk.

Este foi um evento muito legal, realizado entre os dias 17 e 19, todas as escolas particulares e públicas da região de São Roque participaram expondo projetos e trabalhos realizados com os temas do evento.

Dos cinco eventos que se apresentavam para este mês consegui participar somente de dois, infelizmente nos últimos meses estou tendo dificuldades em poder me deslocar devido a minha carga de trabalho.

Encerrando o mês, sou selecionado para fazer parte da comissão de organização da 7ª Semana de Tecnologia da Fatec São Roque, responsável em cuidar de toda parte relacionada a tecnologia do evento.

Destaques:

Introduction to Data mining with Microsoft Power BI

The importance in using data mining for superior education

Script Challenge – 2019 – Post 16

Microsoft SQL Server-simulating different ways to calculate age

Microsoft SQL Server-relying on a specific character in a string

Novembro

Chegou a prova para aluno regular na UNESP, e mais evento logo no começo do mês, era o IX Workshop de Integração de Tecnologias e Aplicações para indústria 4.0, lá estavamos nós novamente.

Realizei a prova no dia 01/11 (“uma batalha superada, mas ainda sem saber o sabor da vitória ou possível derrota”), para o evento do dia 06 alguns alunos da Fatec São Roque me  representaram, apresentando os trabalhos que eu estava orientando.

Mas novembro ainda tinha trabalho pela frente, como eu destaquei em outubro, fui selecionado para fazer parte da comissão de organização (“nova batalha a frente….”) da 7ª Semana de Tecnologia da Fatec São Roque.

Entre os dia 02 e 17, me dediquei totalmente a montar os formulários de inscrição, e-mails de confirmação, e-mail contendo a agenda de atrações, enfim, muito trabalho para a realização evento entre os dia 18 e 25, incluíndo as apresentações de IoT envolvendo os projetos de Arduino, olha foi uma loucura (“batalha vencida”). Contei com a participação de grandes amigos, Claudenir Andrade e Luiz Pena, abrilhantando ainda mais o evento.

Para finalizar o mês, o resultado parcial da prova de aluno regular foi publicado no dia 22, para minha alegria meu nome constava na lista de pré-aprovados.

Encerrando o mês, no dia 27 realizei a minha prova de proficiência de inglês (“batalha superada”), mais uma atividade de extrema importância para o processo de efetivação como aluno regular da UNESP.

Destaques:

Short Scripts – November 2019

Fatec São Roque – Arduino Day

O impacto da tecnologia aplicada no mundo de negócios 4.0

Microsoft SQL Server – Presenting conditional column based on previous data

Dezembro

Ufa, 334 dias se passaram, cheguei ao final de 2019, faltam 31 dias para finalizarmos o ano, estamos no último mês, o último trimestre e quartil.

Estava ansioso por este momento, devido a publicação do resultado oficial como aluno regular se aproximando, ele aconteceu no dia 05, um grande objetivo era alcançado, oficialmente eu podia dizer: “Sou aluno regular no curso de mestrado em Ciência Ambientais”, um sonho que há quase 10 anos eu estava batalhando, era enfim alcançado, desta vez deu certo. Realezei minha matrícula, entrega da documentação foi feita entre os dias 12 e 17 (“mais que uma batalha, uma grande guerra que eu travei ao longo dos anos acabava de ser vencida”).

O final de semestre chegou, provas, trabalho, projetos, documentação final de estágio e bancas de TGs (Trabalhos de Graduação) e PTGs (Projetos de Trabalhos de Graduação) se apresentavam nas primeiras duas semanas, com muito esforço e organização tudo foi devidamente concluído (“batalha vencida”).

Entre os dias 12 e 14 aconteceram o Microsoft Ignite e o MVP Day em São Paulo, mas este ano devido a atividades relacionadas ao mestrado não foi possível participar de ambos os eventos.

No dia 15 mais vez aniversário do meu pai, completando 63 anos de muito luta.

Uma das metas ou melhor das batalhas a ser vencida em 2019 foi alcancada arduamente, a qual consistia em ficar entre os 120 usuários mais atuantes das comunidades técnicas Microsoft dedicada aos fóruns, mesmo faltando alguns dias para o encerramento do ano esta meta foi alcançada.

No dia 20 encerrei as atividades acadêmicas, finalizando assim minha jornada de trabalho em 2019, porém minhas atividades relacionadas a Microsoft ainda não se encerraram, tenho a missão de revisar aproximadamente 5.000 posts que se encontram em aberto nos fóruns MSDN/TechNet relacionados ao SQL Server, até o presente momento revisei 1.550.

Em adicional, gostaria de compartilhar com vocês a última novidade de 2019, alguns números obtidos ao longo deste ano segundo fontes da Microsoft em comparação aos 2.792 MVPs espalhados pelo Mundo que me enchem de orgulho, sendo eles:

  • MVP Brasileiro em Data Platform com maior número de contribuições ao longo dos últimos anos;
  • 5º MVP no mundo em Data Platform com mais contribuições ao longo dos últimos anos; e
  • 40º MVP no mundo com maior número de contribuição ao longo dos anos dos últimos anos.

Antes de encerrar este post, acabo de receber a nota da minha prova de proficiência em inglês, esta dentro do que eu esperava (“batalha superada”), agora é aguentar e esperar o ano de 2020 chegar para solicitar aproveitamento desta nota.

Em suma, neste momento finalizo este post às 19h25 do dia 23/12 (post atualizado no dia 24/12 ás 22h05). Muitas batalhas foram vencidas, outras não.

Fecho o ano de 2019 sabendo que fiz o melhor possível e com a certeza que o ano de 2020 será mais desafiador, em todos os sentidos.

Destaques:

#27 – Para que serve

Material de Apoio – Dezembro 2019

Retrospectiva 2019 – Um grande objetivo realizado e muitas batalhas vencidas

Conclusão

Tentei narrar e ilustrar como minha vida no decorrer deste ano foi intensa, tenho a certeza que fatos, situações e momentos foram esquecidos ou até mesmo deixados de lado.

Porém, a relevância do que aqui foi apresentado pode enfatizar o quanto temos de afazeres, responsabilidades e momentos de grande importância que nos permitem alcançar tudo aquilo que em algum pensando, desejo ou necessidade sonhamos conquistar em nossas vidas.


Agradecimento

Quero agradecer em muito a sua visita, sinto-me honrado em poder compartilhar um pouco do que fiz e produzi no decorrer de ano de 2019.

Felicidades, desejo um final de ano fantástico e 2020 com muita saúde e paz.

Abraços.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.