Quer saber o que o Mundo esta falando sobre o Covid-19 no Twitter?

Salve pessoal, boa noite.

Este é um post bem diferente de todos os que eu já publiquei aqui no meu blog e em outro canais.

Devido a esta loucura que estamos vivendo sobre a Pandemia do Covid-19, tomei a decisão nos últimos dias de tentar criar um forma diferente de  se manter informado sobre esta doença, suas ameaças, riscos e impactos ao mundo.

Desta forma, elaborei um pequeno conjunto de controles aplicados a um dashaboard através do Microsoft Power BI em conjunto com outras ferramentas e recursos Microsoft, em suma, um pequeno “robozinho” que se encontra em execução ininterrupta monitorando a rede social Twitter, identificando posts publicados e seus retweets ao redor do mundo relacionados com algumas hashtags, dentre elas destaco:

  • #Corona
  • #CoronaVírus
  • #Covid-19;
  • #Covid19;
  • #TodosContraOVírus; etc.

O objetivo deste dashboard é permitir identificar o que esta sendo comentado por qualquer pessoa, empresas, instituições, orgãos públicos, governos nacionais ou estrangeiros, nos mais diversos níveis sociais, independente do idioma, língua ou dialeto.

A seguir apresento a visualização deste dashboard:

Clique para acessar

Ressalto que o mesmo encontra-se em desenvolvimento, diariamente ajustes estão sendo realizados, os dados aqui coletados e apresentados são de domínio público, em adicional os mesmos são atualizados em intervalos programados a cada 03 horas.

Todavia, enfatizo que este projeto não se relaciona com organizações governamentais, estaduais ou municipais, na verdade o mesmo esta sendo idealizado como uma forma de aplicar conceitos, estudos relacionados as áreas de mineração de dados, data warehouse, análise sentimental e processamento de dados aleatórios que não apresentam nenhuma comprovação de veracidade, mas sim volumetria para posteriormente armazenamento.

Caso você queira saber mais sobre este projeto, bem como, ter acesso a fonte de dados que esta sendo populada, preencha o formulário abaixo, terei o maior prazer em poder compartilhar o conteúdo e conhecimento que esta sendo concebido através deste cenário:

Obrigado por sua visita, antes de encerra este post não poderia deixar de fazer um pedido:

“Fique em casa, se cuide, cuide de todos nós…..”

Um forte abraço.

 

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.