Microsoft acredita ter a resposta para a ‘fadiga’ do home office

Todas as novidades com exceção da Cortana chegam aos usuários do Teams ainda neste ano.

Microsoft anunciou uma série de recursos que buscam lidar com a fatiga causada pelo excesso de videochamadas e com a possível solidão que os funcionários enfrentam no dia a dia do home office estendido.

As novidades chegam para a plataforma de comunicação e colaboração Microsoft Teams, que se tornou a menina dos olhos da gigante de tecnologia em meio à pandemia e o trabalho remoto inevitável.

Em pesquisa conduzida pela Microsoft, a Work Trend Index, buscou investigar a experiência dos trabalhadores remotos nos últimos meses de isolamento.

Segundo Jared Spataro, Corporate Vice President para o Microsoft 365, o objetivo da pesquisa é cobrir tanto os pontos positivos quanto os aspectos desafiadores do trabalho remoto para que a companhia possa acelerar o desenvolvimento de produto na áreas certas. “Antecipar como o trabalho irá mudar no futuro e ajudar nossos clientes a prosperar neste novo mundo”, destacou em post publicado no blog da empresa.

As novidades, diz a Microsoft, tornam as interações virtuais “mais naturais, mais engajadoras e, por fim, mais humanas”.


Image result for imagens microsoft teams

Os novos recursos do Microsoft Teams incluem:

Modo Juntos: o novo recurso usa a tecnologia de segmentação de inteligência artificial para colocar digitalmente os participantes de uma reunião em um plano de fundo compartilhado. O modo Juntos estará disponível para todos os usuários do Teams em agosto.

Visualização dinâmica: este novo recurso oferece mais controle sobre como você vê conteúdo compartilhado e outros participantes. Aqui, usa-se também IA para otimizar dinamicamente o conteúdo compartilhado e a participação por vídeo.

Filtros de vídeo: antes de ingressar em uma reunião, você poderá usar filtros para ajustar os níveis de iluminação e suavizar o foco da câmera para customizar sua aparência.

Image result for imagens microsoft teams

Reações ao vivo: outro recurso emprestado das redes sociais busca engajar os participantes de uma reunião. Em breve, será possível reagir em uma reunião usando emojis que aparecerão para todos os participantes. A ideia é oferecer Feedback instantâneo ao apresentador com dicas não-verbais.

Atribuição de orador e tradução para legendas e transcrições ao vivo: o Teams já fornece legendas ao vivo, mas em breve a Microsoft adicionará a atribuição de orador para que as legendas especifiquem quem está falando.

Reunião interativa para mais de 1000 participantes: segundo a Microsoft, o Teams passará a dar suporte para até 20.000 participantes em uma única reunião – um recurso útil que busca cobrir as demandas de educação à distância.

Respostas sugeridas: o novo recurso para o chat do Teams faz uso de IA para criar respostas curtas com base no conteúdo da mensagem anterior. Por exemplo, um colega pode vir a lhe perguntar “você tem tempo para se encontrar hoje?”.

Cortana no Teams: a assistente inteligente da Microsoft passará a habitar o aplicativo móvel Teams. Você poderá pedir à Cortana para fazer uma ligação, participar de uma reunião, enviar mensagens no chat, compartilhar arquivos etc. Entretanto, a Cortana no Teams ficará inicialmente restrita aos usuários nos Estados Unidos.


Fontes e Direitos Autorais: Computerworld.com.br – Carla Matsu
Leia na integra acessando: https://computerworld.com.br/2020/07/13/com-novos-recursos-de-ia-microsoft-acredita-ter-a-resposta-para-a-fadiga-do-home-office/

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.