Como proteger o seu sistema legado

See the source imageA infraestrutura on-premise ou sistema legado segue como uma opção para uma parte das instituições financeiras, dos órgãos governamentais e de organizações de diferentes portes que desejam manter o controle total de suas informações, além da possibilidade de personalizar seu software da maneira desejada. É uma questão de desejo, necessidade ou estratégia, algo que nem sempre precisa ser julgado como certo ou errado.

Cuidados básicos são primordiais

Aos líderes de negócios e de TI que veem valor em seus sistemas legados ou não têm condições de migrar para a nuvem no momento, recomendo atenção às oportunidades e necessidades de modernização constante de suas estruturas, de preferência sempre com o apoio de um parceiro de tecnologia especializado. O cuidado é importante para manter a organização o mais alinhada possível aos movimentos da transformação digital, enquanto oferece uma experiência de valor tanto para os clientes quanto para os colaboradores.

Três soluções de cibersecurity para conhecer

Seja em cloud computing ou no ambiente on-premise, a segurança da informação deve fazer parte da estratégia do negócio, inclusive com orçamento exclusivo para esse fim. Só assim será possível traçar e cumprir planos eficientes que mantenham os dados e a rede longe de incidentes virtuais, sejam os causados por fatores externos ou aqueles resultantes de colaboradores mal-treinados ou mal-intencionados.

Gestão de acessos e identidades

Trata-se de uma tecnologia que permite ou bloqueia o acesso dos usuários do sistema aos dados da rede de acordo com parâmetros pré-definidos. Assim garante-se, por exemplo, que as pessoas visualizem, acessem, incluam, alterem ou excluam informações de acordo com suas funções dentro da organização. Esses privilégios de acesso podem ser redefinidos a qualquer momento por um administrador.

Autenticação multifator

Diante da fragilidade da proteção de uma rede ou um sistema por meio do formato tradicional de usuário e senha, a autenticação multifator oferece uma camada extra de bloqueio. Por meio dela, o usuário é convidado a confirmar a veracidade da sua identidade mais de uma vez. Dessa forma, se o primeiro bloqueio falhar, o cibercriminoso ainda terá de lidar com uma ou mais barreiras.


Fontes e Direitos Autorais: Jane Greco – 06/04/2021 às 13h30
Leia na integra acessando: https://cio.com.br/gestao/sistema-legado-como-proteger-o-seu/

Este post foi publicado em Ciência, Curiosidades, Diversos, Ferramentas, Hardware, Inovações, Nostalgia, Notícias, Usuários e marcado com a tag , , , , , , , , , , , , , em por .

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Mestre em Ciências Ambientes na linha de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.