Recuperando um banco de dados com status Emergency Mode

A dica de hoje tem o objetivo de demonstrar, como é possível realizar a manutenção em um banco de dados, existente dentro de uma instância no SQL Server 2005, que esteja apresentando o status de emergency, mais conhecido como emergency mode.
 
Este status representa que o banco de dados pode estar apresentando algum tipo de falha ou inconsistência em sua integridade física ou lógica, para realizar uma manutenção em banco de dados e reparar as possíveis perdas de informações, veja abaixo o script de exemplo:
 

–Verificando o Status do banco

Select

* from sys.sysdatabases

Where

Name=‘Estoque’

–Mudando o estado do banco para Emergency

Alter

Database Estoque

Set Emergency

–Verificando o Status do banco

Select * from sys.sysdatabases

Where Name=‘Estoque’

Use

Estoque

go

–Permitindo acesso somente para um usuário

sp_dboption

‘Estoque’, ‘dbo use only’, false

go

sp_dboption

‘Estoque’,‘single_user’, true

go

–Verificando a integridade física e lógica do banco, reconstruíndo os dados perdidos

dbcc

checkdb (‘SeuBanco’,repair_allow_data_loss)

go

–Voltando o acesso ao banco para multi usuário.

sp_dboption

‘Estoque’, ‘dbo use only’, false

go

sp_dboption

‘Estoque’,‘single_user’, false

go

–Verificando o Status do banco

Select * from sys.sysdatabases

Where

Name=‘Estoque’

 

Para maiores informações informações, acesse o books on-line.

 
 
Este post foi publicado em Dicas em por .

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Mestre em Ciências Ambientes na linha de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.

4 ideias sobre “Recuperando um banco de dados com status Emergency Mode

Os comentários estão desativados.