Google lança versão web do Android Market, mas levanta a ira de empresas de segurança

Usuários do Android tiveram de aguardar nove meses para que o Google finalmente lançasse uma versão desktop do Market, para compras de aplicativos fora do smartphone. A loja é baseada no browser e possui um layout bem simples, mas também conta com um recurso bastante inovador: já que os usuários do Android não precisam depender de programas como o iTunes para gerenciar apps, o novo serviço online executa a instalação remota deles por meio da internet, logo após a confirmação de pagamento.

Basicamente, a mesma infraestrutura de rede também permite que você obtenha todos os seus programas de volta ao configurar um novo aparelho baseado no sistema móvel do Google, mas a sua confiabilidade no desktop levantou preocupações da parte de especialistas de segurança. Segundo a Sophos, a gigante de buscas não pensou nas complicações que podem ser geradas aos usuários em casos de fraude, como os que já aconteceram na iTunes Store durante o ano passado.

Nas fraudes que envolveram a loja da Apple, as informações bancárias dos usuários ficaram expostas a pessoas não autorizadas, mas elas não conseguiram fazer nada além de realizar compras aleatórias — cuja cobrança pode até ser revogada, com um pouco de esforço, entrando em contato com os bancos. Mas no caso do Android Market, isso pode ser ainda mais perigoso, pois não há nenhum esquema de autorização remota por parte dos usuários que impeça algum produto de ser transferido para um smartphone.

Em casos de fraude, a Sophos acredita que os usuários afetados poderão ser prejudicados pela instalação de programas maliciosos, que muitas vezes passam pela aprovação do Android Market sem problemas. Por enquanto, é difícil garantir que isso chegará a acontecer, mas é bom que o Google se prepare para eventuais possibilidades.

Fonte e Direitos Autorais: Silvio Sousa Cabral | 07/02/2011 às 09:18.

Este post foi publicado em Notícias em por .

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Mestre em Ciências Ambientes na linha de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.