PNBL e 3G fazem número de brasileiros online chegar a 79,9 milhões

Conexões que usam redes 3G crescem no Brasil
 
São Paulo – O Brasil fechou o ano de 2011 com 79,9 milhões de pessoas com acesso à internet, segundo relatório divulgado, hoje, pela empresa Ibope NetRatings.

O relatório leva em conta todos os meios de acesso à web, como banda larga instalada em casa, acesso no trabalho, nas escolas e em LAN houses. A análise, no entanto, não considera como usuários de internet quem usa apenas o celular 3G ou tablets para acessar sites ou ler e-mails.

O número divulgado hoje representa um crescimento de 2% em relação ao terceiro trimestre de 2011 e de 8% em relação ao ano de 2010. No final de 2010, havia 73,9 milhões de internautas ativos no Brasil. Em 2009, esse número era de 67, 5 milhões de pessoas.

Quando o estudo leva em conta apenas os acessos à web a partir dos domicílios, o número de pessoas que possui uma conexão (de qualquer tipo) é de 62,6 milhões. Desse total, um pouco mais que a metade (39,7 milhões de pessoas) acessou a web ao menos uma vez em fevereiro deste ano.

O crescimento do acesso à internet nos domicílios brasileiros foi de 18% ao longo de ano de 2011.

Segundo a análise, o aumento no número de conexões 3G foi o principal responsável pela expansão do acesso à internet em todo o Brasil.

Muitos usuários usam o modem 3G ou o celular como hotspot para conectar seu computador à internet.

O mesmo estudo revela que quase metade dos usuários brasileiros (45%) navega em velocidades de 512 Kbps até 2 Mbps. Na sequência, aparece a faixa de 2 a 8 Mbps, utilizada por 27% dos usuários, seguida da faixa de 128 a 512 Kbps, utilizada por 13% dos internautas.

A análise já leva em conta os milhares de usuários que passaram a acessar a internet nos pequenos e médios municípios do país graças ao Plano Nacional de Banda Larga

Fontes e Direitos Autorais: Por Vinicius Aguiari, de INFO Online • Terça-feira, 10 de abril de 2012 – 16h15.
Este post foi publicado em Dispositivos Móveis, Diversos, Internet, Notícias e marcado com a tag , , , , , em por .

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Mestre em Ciências Ambientes na linha de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.