Windows 8.1 inova em comunicação sem fio e segurança

conexoes_2

Os engenheiros da Microsoft não fizeram só modificações estéticas no sistema. O Windows 8.1 introduz recursos que melhoram o compartilhamento de mídia via rede e mecanismos para tornar o sistema mais seguro sem afetar a usabilidade.

Miracast e tethering

O sistema operacional da Microsoft tem suporte nativo à tecnologia Wi-Fi Direct. A princípio, este recurso pode ser usado para espelhar a tela do seu PC ou tablet com outro aparelho compatível, como uma TV (Miracast), ou enviar documentos para uma impressora. A rede 3G ou 4G agora pode ser compartilhada como um ponto de acesso Wi-Fi (exige hardware compatível), semelhante ao recurso de Tethering presente em smartphones.

Tablets que possuem NFC podem utilizar o chip de comunicação por proximidade para facilitar o pareamento entre dispositivos pela rede Wi-Fi (Tap to pair). Em um futuro próximo, será possível parear com uma impressora com este recurso.

Leitor biométrico inteligente e criptografia

O sistema Windows 8.1 facilitou a autenticação de aplicações que requerem acesso a uma VPN. Se uma VPN já estiver configurada para acessar a intranet da uma empresa, basta que o usuário confirme o acesso direto no aplicativo.
O Windows Defender, software de segurança, passou a analisar padrões de uso da rede, procurando detectar atividades suspeitas. Ele implementa um recurso de análise remota de integridade. O Internet Explorer 11 também ganhou mais salvaguardas, como a filtragem de ActiveX.

A Microsoft trabalha para tornar todos os sistemas criptografados por padrão com o chip de segurança TPM (Trusted Plataform Module). Além disto, o sistema inclui melhorias de implementação de autenticação para que os fornecedores de hardware implementem leitores biométricos inteligentes. Estes novos sensores podem combinar métodos de leituras tradicionais com detecção de parâmetros como umidade e temperatura do dedo.

Segundo Chris Hallum, Gerente de Produtos Senior, a ideia da empresa é possibilitar a compra com um toque de aplicativos ou conteúdo na lojas Windows Store, Xbox Music e Xbox Video.

A versão Enteprise do sistema oferece mais opções de customização e controle para gerenciar o aparelho. Tem suporte a bitlocker. Pode apagar arquivos remotamente (recurso denominado Selective Wipe) e tem suporte nativo à Open Mobile Alliance Device Management.

Fontes e Direitos Autorais: Info – Download da Hora – quarta-feira, 26 de junho de 2013 – 13:17,

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove - Campus São Roque. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação Faculdade - ESAMC Sorocaba. Cursando Mestrado em Ciências da Computação - UFSCar - Campus - Sorocaba. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1995 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator - Administrador de Banco de Dados - SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, Triggers. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, para versões: 2000, 2005, 2008, 2008 R2, 2012 e 2014. Atualmente trabalho como Administrador de Banco de Dados no FIT - Instituto de Tecnologia da Flextronics, como também, Consultor em Projetos de Tunnig e Performance para clientes. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP - SQL Server renovada desde 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s