Você já ouvi falar na sigla AVIAO na área de banco de dados?

Olá pessoal, boa tarde.

Feliz Ano Novo, seja bem vindo ao primeiro post de 2019 do meu blog, que felicidade te encontrar aqui neste comecinho de ano, ainda mais após estes dias de feriados, festas, descansos e mesa farta (Graças a deus).

Pois bem, também estou tentando colocar meus pensamentos em ordem para redigir este post, tarefa bastante complexa de se realizar hoje, mas acredito que conseguirei.

Posso lhe garantir que este é um daqueles posts totalmente fora dos padrões que normalmente eu costumo utilizar nas sessões existentes neste blog, o conteúdo que você terá acesso no decorrer do mesmo, é resultado dos meus 25 (vinte e cinco) anos de carreira na área de tecnologia em abril deste ano, sendo que, deste totalmente de vinte e cinco anos, 19 (dezenove) deles estão totalmente envolvidos e relacionados com a área de banco de dados, tempo suficiente que me permitiu no ano de 2018 (recém encerrado no último dia 31 de dezembro) “criar” minha primeira sigla totalmente voltado para área de banco de dados, denominada AVIAO.

Antes de se aprofundar e conhecer o significado e como esta sigla foi criada, quero destacar o que me fez ter embasamento suficiente para idealização.


Um pouco de história não faz mal para ninguém

Diariamente nos deparamos com diversas situações, acontecimentos, circunstâncias, fatos e momentos que nos permitem ou apresentam um conjunto infinito de números ou até mesmos palavras que precisam demandar um pouco do nosso raciocínio afim de estabelecermos um possível cenário de entendimento e significado até chegarmos propriamente no reconhecimento do que aquele número ou palavra pode realmente nos ilustrar de significado, o que vai nos permitir então dizer que este conjunto infinito de números ou palavras podem representar um dado.

Mas como podemos definir este tão desconhecido “Dado ou Dados”?

Ao longo dos últimos 12 anos venho lecionando diversas disciplinas na área de banco de dados, entre as mais diversas instituições, faculdades, cursos e área de tecnologia, mas sempre me deparei em todos estes momentos e locais com a maior dúvida, como podemos definir ou afirmar que tal valor pode ser reconhecido como um dado ou informação?

Dados são fatos conhecidos, que podem ser registrados e possuem significado, o mesmo pode  ser definido como a matéria-prima ou o elemento básico para a geração de informações, é um elemento básico para um banco de dados.

Dado é Informação ou Informação é o Dado?

Eis a questão que constantemente me depare a cada inicio de semestre nas disciplinas básicas de banco de dados ou modelagem, e sempre respondo para meus discípulos (alunos): “Dado é tudo aquilo que existe no mundo real e nos permite atribuir ou obter um significado, algo que nos permita reconhecer um valor.”

Já a informação é justamente o valor, significado, atribuído ao dado, que nos estabelece um cenário de entendimento, reconhecimento, compreensão do que “este mesmo dado” quer nos dizer, quer nos revelar.

Então eu apresento o que chamo de Cadeia Evolutiva de um Dado, conforme ilustra a Figura 1 a seguir:

Figura 1 – Cadeia evolutiva de um dado.

Observe que todo e qualquer elemento que reconhecemos com um possível dado, o mesmo, passa por um conjunto de fases até se tornar verdadeiramente algo que nos ajude a tomar decisões e resolve em novos dados.

A Informação

Sabendo então que o dado é o estado anterior de algo que denominados constantemente como informação, o que exatamente pode ser definido ou entendido como informação? Vou tentar te responder de forma simples e objetiva:

A informação pode ser entendida com o dado com significado, passível de interpretação e de entendimento por parte de quem o usa, enfim, é o dado capaz de transmitir conhecimento para a ação ou para a tomada de decisão.

As empresas precisam armazenar os dados relevantes ao seu negócio de alguma forma controlada, organizada, integra e segura. A Tecnologia da Informação oferece recursos para atender a esta importante necessidade das empresas através de sistemas de informação que manipulam as informações da empresa que são armazenadas em um banco de dados.

Um sistema automatizado lida com tarefas comuns aos processos de negócios tais como: contabilidade, controle de estoque, compra e venda. A compreensão de que as informações mantidas por esses sistemas podem ser classificadas, organizadas e pesquisadas apoiando das atividades e tomada de decisões da empresa. Foi a partir deste momento que surgiu a ideia de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG). A partir do momento em que os dados estão armazenados, ordenados e organizados, tinha-se a matéria prima disponível para análise por um sistema de suporte à decisão.

A tomada de decisão, ou preparação para o futuro, é a atividade central das organizações modernas. Sendo assim, o sucesso de uma empresa depende da boa tomada de decisão, e para isso a qualidade e disponibilidade dos dados é fundamental.

Sendo assim, todo que qualquer profissional independente da sua área de atuação que consiga reconhecer, entender e diferenciar Dado de uma Informação, estará sempre a frente.


E a sigla AVIAO, o que ela tem haver com estes elementos? Esta resposta eu lhe apresento a seguir:

A Sigla AVIAO

A necessidade de se estudar periodicamente esta cadeia evolutiva que um dado pode apresentar, principalmente estes dois primeiros elementos Dado e Informação, ou Dados e Informações que para muitos representam a mesma coisa, mas obrigatoriamente a maneira que eu sempre busquei, tentei e demorei um certo tempo para encontrar uma forma mais simples e direta visando transmitir para meus alunos como estes “amiguinhos” são tão significantes e importantes para a vida, fez com que eu busca-se de forma mais que constante definir um elemento único para em poucos minutos dizer que estava escrito em diversos livros, apostilas e apresentações.

Além disso, a conjunto de dúvidas, questionamentos e até mesmo críticas em minha abordagem durantes as aulas de Modelagem, Introdução a Banco de Dados, entre outras disciplinas de forma a se relacionar com a área de tecnologia se serviram como base e parâmetro para sua criação.

Como ela foi idealizada

Muito bem, mas posso dizer e garantir que a origem e criação desta sigla não ocorreu dentro de uma sala de aula ou laboratório, na verdade ela surgiu como boa parte das invenções e ideias criada pelo homem, foi em um momento que eu talvez não estivesse de corpo presente mas somente com a minha mente.

Eram quatro horas da manhã do dia 14/11, como sempre em véspera de provas de concurso ou processos de seleção eu tenho dificuldade para dormir, o sono fica leve, como também ansioso para que o tempo passe rápido, naquele mesmo dia eu tinha uma apresentação a ser realizada para um processo de seleção, esta apresentação teria três possíveis temas para serem escolhidos, todos relacionados a área de banco de dados, e eu queria achar uma maneira de tentar justamente resolver em uma única apresentação a junção dos três possíveis temas, foi então que virando várias vezes de um lado para outro e pensando em possibilidades que surgiu  sigla AVIAO, ela é recente, mas vem me orgulhando muito, pois me ajudou absurdamente a resolver sérias dificuldades acadêmicas e profissionais nos últimos dias, como principalmente facilitou o entendimento dos meus alunos.

Neste momento você estar fazendo basicamente estas duas perguntas:

1 – O que representa a sigla Aviao?

2 – Quais são as palavras que forma esta sigla?

Eis as respectivas respostas:

1 – A sigla AVIAO representa um conjunto de definições e características relacionadas diretamente com um dado e seu primeiro estado de evolução conhecido como Informação.

2 – As palavras que forma a sigla AVIAO são: Atomicidade, Veracidade ou Valor, Integridade, Autenticidade e Obrigatoriedade.

Para tentar lhe ajudar a entender melhor o quanto a sigla AVIAO pode lhe ser útil, vou descrever brevemente cada uma destas siglas:

  • Atomicidade: Característica que podemos atribuir diretamente a um dado que nos permite dizer se ele é atômico ou não atômico, ou seja, não divisível ou divisível em partes;
  • Veracidade: Característica que garante que o valor atribuído ou estabelecido para aquele elemento de dado pode ser tratado como algo correto, algo verdadeiro, confiável em sua essência e posteriormente para tomada de decisão;
  • Integridade: Propriedade que devemos estabelecer a um dado, quando estamos analisando a sua origem, ou seja, quem ou o que criou, armazenou ou até mesmo tratou tão conjunto de valores que nos permitem reconhecer como um dado. A integridade se relaciona com o quanto o mesmo o mesmo dado pode ser tratado como verídico, verdadeiro;
  • Autenticidade: Propriedade que nos garante o que valor ou algo que esta sendo apresentado e posteriormente reconhecido pelo dado, realmente é algo que pode existir ou coexistir no mundo real, no qual utilizamos como base as análises e aprendizados obtidos no mundo real, afim de reconhecer e fortalecer que aquele valor é autentico em sua essência, o que nos permite atribuir novos valores, trazendo assim a analise para geração de novos dados; e
  • Obrigatoriedade: Característica que atribuímos a determinados dados, a qual se relaciona com sua importância e posteriormente o quanto este dado pode representar de valor importante para tomada de decisão, ou seja, a obrigatoriedade tem como objetivo principal garantir a qualidade dos nossos dados, um dado que não é obrigatório não pode ser reconhecido, com um dado, verdadeiro, integro ou autentico, esta característica é essencial para definir se aquele dado deve ou não fazer parte de um estudo ou pesquisa.

Sendo assim, acabo de apresentar a sigla AVIAO que venho utilizando desde mês de novembro de 2018, nascida em uma madrugada de sono leve e ansioso devido a um momento importante que iria me deparar na manhã seguinte.


Conclusão

O conhecimento que aprendemos ao longo de nossas vidas é algo transformador, saber a cada dia reconhecer, entender, transmitir e aprender que este conhecimento é nosso dever, o que para muitos pode se tornar uma ameaça, medo ou receio.

Este mesmo elemento chamado de conhecimento, antes de mais nada é um valor ou melhor um dado que passou para algumas fases de evolução até ser reconhecido e tratado como possibilidade de se aprender, tal aprendizado que nos permite criar novos conhecimentos transformando e gerando novos valores.

Foi justamente desta forma, com base, nas minhas experiência profissionais e acadêmicas coletadas ao longo dos anos, reconhecendo e entendendo minhas limitações e dificuldades que me permitiram “criar” um elemento que representa em poucas palavras a junção de diversas conhecimento obtidos durantes anos.

Desta mesma maneira, estou fazendo com que a cadeia de evolução de um dado, continue visa, transformando e criando novos valores, afim de gerar um novo resultando, não deixando que o conhecimento mora comigo, com isso a sigla AVIAO tem me ajudado e transmitir mais facilmente conceitos básicos e de grande importância relacionados com a área de banco de dados e tecnologia.

Agradecimentos

Obrigado por sua visita mesmo primeiro post de 2019, espero que você tenha gostado do conteúdo aqui compartilhado e que o mesmo lhe sirva de inspiração para criar formas de se renovar e transmitir qualquer tipo de conhecimento mais facilmente.

Nos encontraremos nos outros 363 anos de 2019 nos mais variados posts do meu blog.

Um grande abraço, mais uma vez feliz ano novo.

Este post foi publicado em Alunos e Educadores, Banco de Dados, Banco de Dados, Carreira, Curiosidades, Cursos, DBA, Desenvolvimento, Desenvolvimento, Diversos, Educação, Inovações, Microsoft, Mundo SQL Server, Notícias, Sistema Operacional, SQL Server, Transact-SQL, Treinamento, Utilitários, VIRTUAL PASS BR, Windows e marcado com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , em por .

Sobre Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Mestre em Ciências Ambientes na linha de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.