Microsoft SQL Server 2016 – Lista de Novidades – Parte II

Bom dia, quinta – feira, começando!!!

Salve comunidade, estou retornando com a segunda parte da Lista de Novidades do Microsoft SQL Server 2016, nova versão do SQL Server que neste momento apresenta muitas especulações, comentários e informações nas Internet, principalmente nas redes sociais.

Por este motivo também não poderia ficar de fora, como já realizado na semana passada com a primeira parte desta lista de novidades, caso você não tenha acessado este é o link:
https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2015/07/10/microsoft-sql-server-2016-lista-de-novidades-parte-i/

Nesta segunda parte, vou destacar mais algumas das principais novidades que a Microsoft esta divulgado em seus Blogs e parceiros, hoje darei destaque para:

  • Multiple TempDB Files;
  • For JSON;
  • Always Encripted; e
  • Polybase.

A seguir destaco estas novidades, através de uma breve descrição:

  • Multiple TempDB Files – Funcionalidade muito aguardada a anos pelos profissionais da área de banco de dados, mais especificamente aqueles que trabalham com o SQL Server, onde a partir da versão 2016, teremos a possibilidade de durante a instalação do SQL Server configurar e definir a quantidade arquivos de dados que devem formar a estrutura do banco de sistema TempDB, onde o número de arquivos é definido com base no seu número de processadores que a instância 2016 estará sendo executada. Para saber mais sobre esta nova feature acesse: http://www.sqlservergeeks.com/tempdb-configuration-sql-server-2016-setup/

 

  • FOR JSON – Uma novidade bastante interessante que mostra o quanto a Microsoft esta se dedicando a acompnhar a evolução das tecnologias de Computação em Nuvem e BigData. A FOR JSON, consiste em uma claúsula da linguagem Transact-SQL criada para ajudar o SQL Server a possibilitar a apresentação e saída de dados no formata JSON de forma nativa, algo que vai muito além de apresentar os dados, mas sim ter a capacidade de formatar estes dados interpretados pelo JSON no formato desejado pelo usuário. Para saber mais sobre esta nova feature acesse: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb510411%28v=sql.130%29.aspx#ForJson

 

  • Always Encrypted – Este é um recurso bastante interessante na minha opinião e algo que pode complementar o TDE(Transparent Data Encryption) recurso introduzido no Microsoft SQL Server 2008, com a finalidade de permitir criptografia nativa no nível de banco de dados. O Always Encrypted garantir ainda mais que seus dados estão armazenados de forma segura através deste recurso de criptografia, como também, durante os processos de manipulação dos mesmo. Sua principal característica é permitir que a possibilidade de criptografar dados dentro das aplicações que estão fazendo acesso ao SQL Server, tendo a capacidade de utilizar chaves de criptografia nunca reveladas dentro do processo que realização da criptografia do dado. Como resultado, o Always Encrypted fornece uma separação entre aqueles que possuem os dados (e pode visualizálo) e aqueles que gerenciar os dados (mas deve não têm acesso). Para saber mais sobre esta nova funcionalidade, acesse: https://msdn.microsoft.com/en-us/library/mt163865(v=sql.130).aspx e https://channel9.msdn.com/Shows/Data-Exposed/SQL-Server-2016-Always-Encrypted

 

  • Polybase – Na minha opinião uma baita novidade, sinceramente algo que vai muito além de uma novo recurso, mas sim um novo horizonte para os profissionais, desenvolvedores e administradores de banco de dados, funcionalidade que vai permitir um avanço enorme no que se diz respeito a Interoperabilidade do SQL Server com outras tecnologias Non-SQL, como também, tecnologias de acesso e armazenamento de dados dentre elas o Hadoop. O PolyBase é uma nova tecnologia que integra o produto o Microsoft SQL Server Parallel Data Warehouse (PDW), com Hadoop. Ele é projetado para permitir consultas através de dados relacionais armazenados no PDW e dados não-relacionais armazenados no Hadoop de forma distribuída através do sistema arquivos Hadoop (HDFS), ignorando MapReduce distribuído, reconhecido como motor do Hadoop que normalmente é usado para ler dados do HDFS. Você pode criar uma tabela externa em PDW que referencia o Hadoop dados (como um servidor vinculado) e você pode consultar isso com SQL, em essência, adicionando estrutura para dados não-estruturados.

Untitled picturePara maiores informações sobre o Polybase e alguns cenários de uso, acesse: Books Online – Polybase, Polybase Explained, SQL Server 2016 and Polybase, Using Polybase in SQL Server 2016, Polybase in SQL Server 2016 CTP2

Muito bem pessoal, chegamos ao final desta segunda parte da lista de novidades do Microsoft SQL Server 2016, espero que você tenha gostado, na próxima semana chegaremos ao final desta lista, destacando as últimas novidades que Microsoft esta introduzindo no novo SQL Server 2016, dentre as quais chamo sua atenção para: Strech Database e Row-Level Security.

Mais uma vez obrigado por sua visita, fique a vontade para postar suas dúvidas, sugestões, críticas e comentários, sobre este ou qualquer outro post.

Boa semana e até mais.