SQL Server 2022 Preview CTP 2.1 liberada

O SQL Server 2022 é a versão mais habilitada para o SQL Server até agora, com inovação contínua em desempenho, segurança e disponibilidade.Faz parte da Plataforma de Dados Inteligentes da Microsoft, que unifica bancos de dados operacionais, análises e governança de dados.

Desde o lançamento da versão CTP 2.0 apresentada no mês de maio, diversos posts sobre futuros recursos e funcionalidades vem sendo compartilhado.

Ontem a Microsoft disponibilizou uma nova versão CTP do SQL Server 2022, a qual esta denominada como CTP 2.1, que destaca o seguinte conjunto de novidades a serem possivelmente adicionada a futura versão final do Microsoft SQL Server 2022 a ser lançado.

Dentre a lista de novidades adicionadas no CTP 2.1, destaco:

Analytics

  1. O SQL Server 2022 (16.x) suporta criar tabela externa AS SELECT, que permite que o SQL Server crie uma tabela externa e, em paralelo, exporte dados para um local diferente.
  2. Suporte de formato de tabela Delta para Polybase. Permitindo que o SQL Server aproveite o formato de tabela delta para o OPENROWSET, CREATE EXTERNAL TABLE and CREATE EXTERNAL TABLE AS SELECT.
  3. Integração de armazenamento de objetos (Data Lake Virtualization) – local atualizado para certificado de armazenamento de objeto compatível com S3 para SQL Server no Linux.

Performance

  1. Query store habilitado por padrão para novos bancos de dados.
  2. Otimização de plano sensível ao parâmetro aplicado de acordo com a capacidade de suporte.
  3. Feedback de acordo com Grau de Paralelismo – (Degree of Parallelism – DOP).

Management

  1. Administração do Azure Arc através do SQL Server Configuration Manager.
  2. Attach diretamene aplicado ao Azure a partir da configuração através do uso da extensão Arc para o SQL Server definido com uma opção adicional.
  3. Backups instantâneos.

Security

  1. Processo de automação para configurar o administrador Azure AD para SQL Server.
  2. Ledger – upload automático para armazenamento azure.
  3. Três funções adicionais de nível de servidor fixo adicionadas.

Language Transact-SQL – Novas funções adicionadas:

SQL Server 2022: Habilitado para aZure com desempenho contínuo e inovação de segurança do edge à cloud.

Figura 1 – Arquitetura do Microsoft SQL Server 2022.

Figura 2 – Pilares do Microsoft SQL Server 2022.

Quer saber mais sobre a nova versão do SQL Server? Assista o vídeo:

Faça agora mesmo o download acessando: https://info.microsoft.com/ww-landing-sql-server-2022.html


Fontes e Direitos Autorais:
https://www.mssqltips.com/sqlservertip/7265/sql-server-2022-t-sql-enhancements/#comments

https://cloudblogs.microsoft.com/sqlserver/2022/05/24/announcing-sql-server-2022-public-preview-azure-enabled-with-continued-performance-and-security-innovation/

https://www.microsoft.com/pt-br/sql-server/sql-server-2022

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Mestre em Ciências Ambientes na linha de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.

%d blogueiros gostam disto: