Material de Apoio – Agosto 2019

Hello everybody, good morning.

 

Seja bem-vindo a mais um post da sessão Material de Apoio. Como você tem passou estes dias desde o nosso último post? Eu acredito que esteja tudo bem, pois não faz tanto tempo assim desde o nosso último encontro aqui no meu blog.

 

Posso dizer que o mês de julho foi bastante intenso e repleto de atividades, mesmo estando alguns dias em casa e curtindo um pequeno Descanso em conjunto com a minha família, me dediquei muito a participar a manter uma das minhas principais atividades como MVP em Data Platform, cuidar dos fóruns MSDN/TechNet aqui no Brasil dedicados exclusivamente ao Microsoft SQL Server, não foi fácil, por incrível que parece nestes últimos 40 dias o volume de participantes e questões cresceu de forma considerável, isso é muito bom, várias e várias questões interessantes e desafiadoras, e como eu sempre digo aprender não custa nada, na verdade custa sim, custa você querer e se dedicar. Não é mesmo!

 

Mas qual é o motivo de iniciar mais este post falando sobre os fóruns MSDN/TechNet, calma, fique tranquilo, daqui a pouco você vai descobrir. Dando continuidade, estou de volta cumprindo a minha missão de colaborar e compartilhar com a comunidade técnica mais um post desta que é uma das sessões mais importantes existentes no meu blog.

Espero que você esteja gostando do conteúdo aqui disponibilizado, como também, possa me ajudar a torná-lo ainda melhor no decorrer do tempo com a sua participação.

 

O post de hoje

Seja bem-vindo a mais um post da sessão Material de Apoio, sendo o quarto post da sessão em 2019 e de número 164 no total da mesma.

Para aqueles que já acompanham o meu blog a um certo tempo, os posts dedicados a sessão Material de Apoio, possuem o objetivo de compartilhar o conhecimento de recursos, funcionalidades e procedimentos que podemos realizar no Microsoft SQL Server.

Hoje será um pouco diferente, estou trazendo alguns dos mais recentes scripts catalogados nos meses de junho e julho, oriundos de questões apresentadas nos fóruns MSDN/TechNet, é justamente ai que esta importante ferramenta disponível na internet aparece, todos os arquivos compartilhados neste post, que atualmente estão compondo a minha galeria de códigos formada ao longo dos anos de trabalho como DBA e atualmente como Professor de Banco de Dados, foram concebidos com base no entendimento das respectivas dúvidas relacionadas ao Microsoft SQL Server em seus mais diversos recursos e funcionalidades.

Destaco que os arquivos a seguir, não necessariamente foram considerados como respostas para as questões ou dúvidas, como também, não representam a melhor solução, na verdade os respectivos códigos e scripts satisfazem um possível entendimento da minha parte para com o possível entendimento e interpretação do que o participante post.

Neste post você vai encontrar arquivos relacionados com os seguintes temas:

◦ 1 – Bloqueios de Querys e Transações;
◦ 2 – Cláusula Where;
◦ 3 – Comando Begin
◦ 4 – Comando Case When;
◦ 5 – Comando Case;
◦ 6 – Comando Create Table
◦ 7 – Comando Declare;
◦ 8 – Comando End;
◦ 9 – Comando Insert;
◦ 10 – Comando Select;
◦ 11 – Comando Set;
◦ 12 – Comando Union All;
◦ 13 – Comando Union;
◦ 14 – Common Table Express
◦ 15 – Concatenação de Strings;
◦ 16 – Consumo de Energia;
◦ 17 – DataType Int,
◦ 18 – DataType SmallInt,
◦ 19 – DataType TinyInt;
◦ 20 – Derived Table
◦ 21 – Encontrando HeadBlockers;
◦ 22 – Extended Stored Procedure XP_Regread;
◦ 23 – Função Stuff();
◦ 24 – Gerando Totais e Subtotais;
◦ 25 – Isolation Level Read Committed;
◦ 26 – Isolation Level Read Uncommitted;
◦ 27 – Movimentação de Saldo de Estoque;
◦ 28 – Níveis de Hierarquia de dados;
◦ 29 – Níveis de Isolamento;
◦ 30 – Operador Cross Apply;
◦ 31 – Operador Lógico Condicional While;
◦ 32 – Operador Outer Apply;
◦ 33 – Transferindo o Saldo de Estoque para o próximo mês;
◦ 34 – Visão de Compatibilidade sys.sysprocesses.

Espero que este conteúdo possa lhe ajudar em seus atividades profissionais e acadêmicas. Por questões de compatibilidade com a plataforma WordPress.com, todos os arquivos estão renomeados com a extensão .docx ao final do seu respectivo nome, sendo assim, após o download torna-se necessário remover esta extensão, mantendo somente a extensão padrão .sql.

Material de Apoio

1 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Consultando as configurações de energia do servidor.sql

2 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Entendendo os operador Apply em conjunto com Cross e Outer.sql

3 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Identificando o nível de isolamento atualmente em uso.sql

4 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Montando uma Derived Table.sql

5 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Analisando movimentação de Saldos e transportando para o próximo mês caso necessário.sql

6 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Concatenação de string diretamente no select + Stuff.sql

7 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Encontrando HeadBlockers e resolvendo bloqueios.sql

8 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Gerando totais e subtotais parciais agrupando dados sem nível de hierarquia.sql

9 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Transaction Isolation Levels – Read Committed e Read Uncommitted.sql

10 – Material de Apoio – Agosto – 2019 – Criando uma agenda com intervalos de 30 minutos.sql

Fique a vontade para copiar, editar, compartilhar e distribuir estes arquivos com seus contatos, aproveite se possível deixe seu comentário, críticas, sugestões e observações.

Nota: Todos os arquivos disponibilizados foram obtidos ou criados com autorização de seus autores, sendo estes, passíveis de direitos autorais.

Links

Caso você queira acessar os posts anteriores da sessão, não perca tempo utilize os links listados abaixo:

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2019/06/25/material-de-apoio-junho-2019/

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2019/04/17/material-de-apoio-abril-2019/

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2019/02/04/material-de-apoio-fevereiro-2019/

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2018/12/18/material-de-apoio-dezembro-2018/

Agradecimento

Quero agradecer imensamente a sua visita, sinto-me honrado e orgulhoso de contar com a sua presença.

Não deixe de acessar os outros posts das demais sessões, o próximo post desta sessão será publicado no mês de outubro, até lá, continue aproveitando cada momento da sua vida, desfrutando com muita sabedoria os momentos de galeria e também os desafios que são colocados ao seu redor.

A strong embrace, great health, success, we meet soon.

Thanks.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC e MIE.