Material de Apoio – Dezembro 2019

Material de Apoio número 166….

Muito boa tarde…..

Seja bem-vindo a mais um post da sessão Material de Apoio.

Como tem passou estes dias desde o nosso último post? Eu acredito que esteja tudo bem, pois não faz tanto tempo assim desde o nosso último encontro aqui no meu blog.

Introdução

Você vai encontrar em cada post desta sessão uma imagem que representa não exatamente o conteúdo do post, mas sim a época, período ou estação do ano em que o mesmo foi publicado, uma forma diferente e até mesmo divertida que encontrei para tentar te ajudar a se lembrar do que você acessou em mais esta visita.

Essa não é uma sugestão minha, tenho sempre recebido e-mails de visitantes que estavam gostando do conteúdo do post, mas as vezes não conseguiam se lembrar o que havia sido acessado, foi ai que pensei em adicionar uma imagem, figura ou símbolo que traga uma certa lembrança mais rápido e fácil ao visitante.

Para o post de hoje, nada mais coerente que do adicionar a imagem de uma árvore como símbolo, a qual seria um Pinheiro, denominada Figura 1 apresentada a seguir:

Image result for árvore pinheiroFigura 1 – Simbolo que representa conteúdo compartilhado no post 166.

O post de hoje

Representa o que encerra esta sessão no ano de 2019 e de número 166 no total da mesma.

Para aqueles que já acompanham o meu blog a um certo tempo, os posts dedicados a sessão Material de Apoio, possuem o objetivo de compartilhar o conhecimento de recursos, funcionalidades e procedimentos que podemos realizar no Microsoft SQL Server.

Todos os arquivos compartilhados neste post, que atualmente estão compondo a minha galeria de códigos formada ao longo dos anos de trabalho como DBA e atualmente como Professor de Banco de Dados, foram concebidos com base nas atividades realizadas mediantes aos meus estudos e consultorias aplicadas ao Microsoft SQL Server em seus mais diversos recursos e funcionalidades.

Destaco que os arquivos a seguir, não necessariamente representam a melhor solução, na verdade os respectivos códigos e scripts satisfazem um possível entendimento da minha parte de acordo com o cenário ao qual o mesmo foi analisado e implementado.

Neste post você vai encontrar arquivos relacionados com os seguintes temas:

◦ Backup Database;
◦ Comando Alter Database;
◦ Comando Begin Transaction;
◦ Comando Checkpoint;
◦ Comando Commit Transaction;
◦ Comando Create Clustered Index;
◦ Comando Create Table;
◦ Comando DBCC CheckDB;
◦ Comando Declare;
◦ Comando Insert;
◦ Comando RollBack Transaction;
◦ Comando Select;
◦ Comando ShutDown;
◦ Comando Update;
◦ Comando Use;
◦ Comando While;
◦ Corromper Páginas de Dados;
◦ Criar Banco de Dados;
◦ Database Recovery Model;
◦ Database Status Emergency;
◦ Database UserAcess;
◦ Database Version;
◦ DataType BigInt;
◦ DataType Varchar();
◦ Diretiva Set NoCount;
◦ Falha em Ambiente de Banco de Dados;
◦ Index Clustered;
◦ Restaurar Páginas de Dados;
◦ Restore Database;
◦ System Function DATABASEPROPERTYEX();
◦ System Stored Procedure SP_Attach_DB;
◦ System Stored Procedure SP_DBOption; e
◦ System Stored Procedure SP_Detach_DB.

Espero que este conteúdo possa lhe ajudar em seus atividades profissionais e acadêmicas. Por questões de compatibilidade com a plataforma WordPress.com, todos os arquivos estão renomeados com a extensão .docx ao final do seu respectivo nome, sendo assim, após o download torna-se necessário remover esta extensão, mantendo somente a extensão padrão .sql ou abrir em algum editor de texto similar ao Notepad.

Material de Apoio

1 – Material de Apoio – Dezembro 2019 – Simulando como Corromper e Restaurar Páginas de Dados.sql

2 – Material de Apoio – Dezembro 2019 – Recuperação de Dados – Criando o Banco de Dados.sql

3 – Material de Apoio – Dezembro 2019 – Recuperação de Dados – Restauração de Backups e Recuperação do Banco de Dados.sql

4 – Material de Apoio – Dezembro 2019 – Recuperação de Dados – Simulando a Falha no Ambiente – Database – Status – Emergency.sql

Fique a vontade para copiar, editar, compartilhar e distribuir estes arquivos com seus contatos, aproveite se possível deixe seu comentário, críticas, sugestões e observações.

Nota: Todos os arquivos disponibilizados foram obtidos ou criados com autorização de seus autores, sendo estes, passíveis de direitos autorais.

Links

Caso você queira acessar os posts anteriores da sessão, não perca tempo utilize os links listados abaixo:

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2019/10/16/material-de-apoio-outubro-2019/

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2019/08/20/material-de-apoio-agosto-2019/

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2019/06/25/material-de-apoio-junho-2019/

https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2019/04/17/material-de-apoio-abril-2019/


Feedback

Espero que você esteja gostando do conteúdo aqui disponibilizado, como também, possa me ajudar a torná-lo ainda melhor no decorrer do tempo com a sua participação, preenchendo o formulário abaixo:


Agradecimento

Quero agradecer imensamente a sua visita, sinto-me honrado e orgulhoso de contar com a sua presença.

Não deixe de acessar os outros posts das demais sessões, o próximo post desta sessão será publicado no mês de fevereiro de 2020.  Até lá, continue aproveitando cada momento da sua vida, desfrutando com muita sabedoria os momentos de galeria e também os desafios que são colocados ao seu redor.

Um forte abraço, Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Obrigado.

Autor: Junior Galvão - MVP

Profissional com vasta experiência na área de Tecnologia da Informação e soluções Microsoft. Pós-Graduado no Curso de Gestão e Engenharia de Processos para Desenvolvimento de Software com RUP na Faculdade FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista de São Paulo. Graduado no Curso Superior em Gestão da Tecnologia de Sistemas de Informação pela Uninove – Campus São Roque. Formação MCDBA Microsoft, autor de artigos acadêmicos e profissionais postados em Revistas, Instituições de Ensino e WebSistes. Meu primeiro contato com tecnologia ocorreu em 1994 após meus pais comprarem nosso primeiro computador, ano em que as portas para este fantástico mundo se abriram. Neste mesmo ano, comecei o de Processamento de Dados, naquele momento a palavra TI não existia, na verdade a Tecnologia da Informação era conhecida como Computação ou Informática, foi assim que tudo começou e desde então não parei mais, continuando nesta longa estrada até hoje. Desde 2001 tenho atuado como Database Administrator – Administrador de Banco de Dados – SQL Server em tarefas de Administração, Gerenciamento, Migração de Servidores e Bancos de Dados, Estratégias de Backup/Restauração, Replicação, LogShipping, Implantação de ERPs que utilizam bancos SQL Server, Desenvolvimento de Funções, Stored Procedure, entre outros recursos. Desde 2008 exerço a função de Professor Universitário, para as disciplinas de Banco de Dados, Administração, Modelagem de Banco de Dados, Programação em Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Análise e Projetos de Sistemas, entre outras. Experiência na Coordenação de Projetos de Alta Disponibilidade de Dados, utilizando Database Mirroring, Replicação Transacional e Merge, Log Shipping, etc. Trabalhei entre 2011 e 2017 como Administrador de Banco de Dados e Coordenador de TI no FIT – Instituto de Tecnologia da Flextronics, atualmente exerço a função de Professor Universitário na FATEC São Roque. CTO da Galvão Tecnologia, consultoria especializada em Gestão de TI, Administração de Servidores Windows Server, Bancos de Dados Microsoft SQL Server e Virtualização. Possuo titulação Oficial Microsoft MVP e reconhecimentos: MCC, MSTC, MIE e MTAC.

Uma consideração sobre “Material de Apoio – Dezembro 2019”

Os comentários estão encerrados.