Companhias economizam recursos e crescem em desempenho, por meio da análise preditiva e inteligência artificial.

Image result for ciencia de dadosConhecida por englobar o estudo de áreas como matemática, programação e estatísticas, a Ciência de Dados (ou Data Science, em inglês), é uma metodologia da chamada Indústria 4.0 capaz de avaliar e fornecer informações valiosas para que empresas possam tomar as melhores decisões para os seus modelos de negócios.

Por meio da Inteligência Artificial para análise preditiva, por exemplo, as companhias conseguem se antecipar a possíveis problemas e descobrir novas ferramentas para realizar um trabalho mais assertivo e personalizado. Com a necessidade de otimizar recursos como tempo e dinheiro e disponibilizar um serviço cada vez mais assertivo aos seus clientes, a FindUP, companhia de Field Services, é um bom exemplo de como a integração e a análise de dados pode ser um braço direito de empreendedores de diversos segmentos.

Para isso, a startup criou a Inteligência Artificial Morpheus, que trabalha a partir de quatro pilares: predição de abandono, recomendações de técnicos, propostas de solução e predição de atendimentos.

Image result for ciencia de dados

Dentre as possibilidades que a análise preditiva pode trazer às empresas, questões como combate a fraudes, novas estratégias de marketing e eficiência dos serviços e produtos podem ser avaliadas e implementadas. No caso do Morpheus, por exemplo, a partir da avaliação de históricos de abandono dos técnicos, avaliações de score, dia da semana, horário e até mesmo previsão do tempo, a ferramenta é capaz de ranquear e avaliar se existe ou não a probabilidade de um chamado ser cancelado pelo profissional encaminhado. 

Com isso, a empresa fornece insumos aos técnicos para buscarem as alternativas que mais se encaixam com o chamado, o que tem otimizado tempo e recursos gastos tanto para os profissionais quanto para os clientes.

“Pautar os serviços com base nas informações coletadas e analisadas diariamente tem sido o grande diferencial do nosso trabalho em conjunto com nossos clientes. Isso porque cada um deles possui um padrão de consumo e demandas específicas e, fornecer algo personalizado e preditivo, tem auxiliado cada um deles a terem um modelo de trabalho mais econômico, sustentável e fluido”, finaliza Fábio Freire, CEO da startup.


Fontes e Direitos Autorais: ComputerWorld.com.br – Brandpost – FindUp.
Leia na integra acessando: Ciência de dados melhora a performance das empresas | Computerworld